quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Festival Aperipê exalta a diversidade da música sergipana

The Baggios - Foto Marcos Vieira
Na noite de sábado, 23 de outubro, o público que lotou o Teatro Lourival Baptista, em Aracaju, prestigiou um espetáculo de sons e ritmos de Sergipe. Era a apresentação das dez músicas finalistas do Festival Aperipê de Música, que, ao longo dos últimos meses, mobilizou músicos, compositores, internautas, público ouvinte da AM e FM Aperipê e telespectadores da TV Aperipê em torno de um evento magnífico que comprovou não só a qualidade e a diversidade da música sergipana, mas também o compromisso da Fundação Aperipê com a cultura desse Estado.


A banda The Baggios, com a canção "Em Outras" foi a grande premiada da noite, venceu nas categorias Melhor Música com Letra e Melhor Intérprete Vocal. Já na categoria Melhor Música Instrumental, o prêmio ficou com o grupo Café Pequeno, com a música "Hang Drum Café". Ambos os grupos participarão agora do Festival Nacional de Música da Associação das Rádios Públicas do Brasil (ARBUP), que será em dezembro, em Belo Horizonte. Ainda na categoria Melhor Música com  Letra, a banda Sauna 970 foi contemplada pelo voto popular, com sua canção "Bela Nostalgia".

Café Pequeno - Foto Marcos Vieira
Sergipe levará uma mostra de sua nova música e será muito bem representado no Festival da ARPUB, mas o trabalho dos jurados não foi nada fácil. Desde a primeira fase do Festival, quando foram selecionadas as 30 melhores composições, dentre um universo de 84 inscritos, que a tarefa já se mostrava árdua. Quem teve o privilégio de ouvir esta seleção, 05 instrumentais e 25 com letra e música, que ficou disponível no hotsite da Fundação Aperipê para votação, pôde comprovar a difícil incumbência dos jurados para escolher as 10 finalistas.

Mutante in Sanidade - Foto Marcos Vieira
O Festival reuniu diversas tendências musicais que revelaram a grande riqueza de sons e ritmos sergipanos. Merecem destaque, além das 10 finalistas: "Forró Bolado", de Edson Costa; "Trumpeteando", de Jorge Coelho; "Eita", de Celda Mota e "Dentro de mim", de Carlinhos Rasec. Selecionar 10 entre tantos talentos é muito complicado. Certamente, por conta da notória qualidade técnica e estética de muitos concorrentes, a comissão organizadora do evento decicidiu premiar a todos os 10 finalistas na noite de sábado. Entre eles estavam veteranos, como o Café Pequeno, e estreantes, como a banda Mutante in Sanidade.

Mutante in Sanidade - Foto Marcos Vieira
A banda, formada há cinco meses, fez sua estreia em grande estilo, ao lado de ilustres representantes da música sergipana. Com um pop rock composto por Jorge Henrique e Maurício Júnior, irmãos do vocalista Tiago, foi selecionada entre as 30 músicas da primeira fase e, graças aos votos de muitos internautas, integrou as 10 finalistas, enchendo de orgulho seus conterrâneos em Nossa Senhora da Glória, berço do maior evento de rock no interior do Estado, o Rock Sertão.

Para a apresentação das finalistas, a organização do Festival decidiu que cada concorrente apresentasse duas composições de seu repertório, o que enriqueceu mais ainda a noite. O encerramento ficou por conta da cantora e compositora Patrícia Polayne, vencedora do Festival da ARPUB, em 2009. O Festival foi transmitido ao vivo pela internet, com som e imagem,  e pelas rádios Aperipê AM 630 e FM 104,9.

A Aperipê demonstrou competência e compromisso com a cultura do Estado de Sergipe. Ao longo do Festival, em todas as suas fases, desde a inscrição até sua culminância no palco do Teatro Lourival Baptista, tudo transcorreu de forma transparente, organizada, participativa e técnica. O evento abriu portas para novos talentos e deu maior visibilidade aos de carreira já consolidada. A presidente da Fundação Aperipê (Fundap), Indira Amaral, reafirmou o apoio à música sergipana  e enfatizou a importância desse compromisso da Aperipê em divulgar talentos, sobretudo, dentro do próprio Estado, a fim de que se fortaleça a identidade do artista sergipano e de que este obtenha reconhecimento e seja aplaudido em sua própria terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin

Related Posts with Thumbnails